ROTEIRO
Bocaina e Ilha Grande Banho de Floresta e Mar
Feriados Combinados da Proclamação da República e da Consciência Negra
6 dias / 5 noites - 15 a 20/11/2024
*Legenda: C=café da manhã; A=almoço
15/11 – SEX – São Paulo – Bananal – Centro e Fazenda Histórica - Serra da Bocaina (A)
Encontro às 7h00h na Praça Guacunduva 107, bairro Mirandópolis, perto do Metrô Praça da Árvore, com saída às 7h30 com destino a Bananal.Chegada a Bananal prevista para as 13h.
Almoço.
Bananal teve seu auge econômico no período áureo do café e viu seu declínio, com o fim do café no Vale do Paraíba e depois com a mudança da ligação Rio – São Paulo da Rodovia dos Tropeiros para a recém construída via Dutra. A região foi retratada no segundo livro de contos de Monteiro Lobato - “Cidades Mortas” – quando foi promotor em Areias e tinha tempo, muito tempo, olhando o tempo passar da janela de seu sobrado junto à praça principal da agora modorrenta cidadezinha. Damos uma voltinha pela cidade, apreciando sua atmosfera de século XIX. Depois vamos visitar uma fazenda histórica, restaurada, nesta região áurea do período cafeeiro. Ela tem suas origens registradas a partir do século XVIII. Foi propriedade do futuro Barão de Joatinga. Mudando de mãos nos últimos anos, foi lindamente restaurada pelo atual proprietário. A Casa Grande é belíssima, preservada com esmero pela família do sr. Pedro. Possui mobiliário e decoração elegantes, praticamente originais, fazendo com que nos transportemos para a época áurea do ciclo do café. Uma aula de história regional.E agora vamos começar a subir a serra da Bocaina por Bananal. No final da tarde chegamos a nossa hospedagem nos altos da serra, em meio à natureza. Localização privilegiada, para que busca sossego na natureza. Em meio a uma paisagem de tirar o folego já no trajeto até a pousada, e depois com as vistas incríveis das janelas.
Check in.
Relax no entorno.
Jantar.
16/11 – Sáb – Serra da Bocaina – Banho de Floresta - Represa dos Pilões – Cachoeira dos Pilões ( C )
Após o café da manhã em meio a estas paisagens especiais saímos para desbravar a região. Primeiro vamos conhecer a bela Represa dos Pilões. A Represa dos Pilões embeleza e dão vida à pousada. Impossível não respirar fundo e soltar um "uau" ao vê-la.Para os praticantes de esportes como natação são quase 2 km de playground. Quem gosta de caminhar ou pedalar pode usufruir da estrada que contorna o lago, o qual ostenta uma paisagem serrana muito inspiradora. Para quem gosta de pedalar a pousada oferece bicicletas. Caminhamos ou pedalamos a seu redor.Depois vamos curtir a Cachoeira dos Pilões. Acessamos ela através de uma curta trilha no meio da mata, em nosso primeiro Banho de Floresta, depois de passar por tanques de criação de trutas. Retornamos para almoço.Reservamos a tarde para curtir e relaxar no entorno em meio a esta bela paisagem.
Jantar.
17/11 – Dom – Altos da Bocaina – Banho de Floresta - Cachoeira do Bracuí ( C, A )
Após o café da manhã vamos subir mais um pouco a Serra da Bocaina até seus altos. Belos panoramas se abrem para nós. Defronte, ao longe, atravessando o vale do Paraíba, a cadeia de montanhas da Mantiqueira. Agulhas Negras, Prateleiras, a Pedra do Selado, o Pico dos Marins.Aqui no alto percorremos com nosso transporte trechos de estradinha em meio aos campos do alto da serra, na Bocaina.Nosso percurso nos deixa próximos a uma pousada, onde começamos a caminhar por uma trilha. Em meio a uma linda paisagem. Banho de Floresta. Saúde na veia. Via pulmão.Nossa caminhada por trilha pela mata aqui nas alturas leva cerca de uma hora e quinze minutos e eis que nos encontramos defronte a uma cachoeira magnífica. Uma das mais icônicas da Serra do Mar, entre o Vale do Paraíba e Angra dos Reis. Se o tempo estiver aberto apreciamos aqui do alto uma vista maravilhosa. Da baía de Angra dos Reis. E do seu mar azul. Onde estaremos nos próximos dias.Aproveitamos para usufruir desta linda cachoeira.Depois retornamos pela trilha. Almoço aqui nas alturas. No meio da tarde retornamos a nossa pousada.
Relax.
Jantar.
18/11 – Seg – Bananal – Angra – Ilha Grande ( C )Após o café da manhã vamos nos despedir de nosso território desses dias e descer a serra até Bananal. Daqui continuamos em direção à serra do Mar, a qual descemos até Mangaratiba e Angra dos Reis.Em Angra tomamos uma lancha que atravessa a linda baía de Angra e em menos de uma hora nos deixa na Ilha Grande, na vila do Abraão.Almoço.Check in em nossa pousada.Temos o resto do dia para curtir a beira mar da Ilha Grande, suas águas maravilhosas, caminhar por pequenas trilhas e praias margeando a baía deste lindo mar.
Jantar.
19/11 – Ter – Ilha Grande – Passeio de Escuna – Volta à Ilha ( C )
Reservamos esse dia para um imperdível passeio de escuna dando a volta ao redor da ilha. Conheceremos as praias do Caxadaço, Parnaioca, Aventureiro, Praia dos Meros, Praia de Fora. Tudo com paradas para banhos de mar, snorkelling em águas verde-esmeralda-transparentes. E com almoço numa destas praias. No meio da tarde retornamos à Vila do Abrahão. Footing pela vilinha.
Jantar.
20/11 – Qua – Ilha Grande – Angra – São Paulo ( C )
Nossa última manhã na ilha para um passeio para as praias vizinhas, como Abrãozinho, para curtir cada momento.
Check out da pousada.
Almoço cedo.Após o almoço embarcamos em lancha rápida de volta a Angra. Aí embarcamos em nosso micro ou van para o retorno a São Paulo. Planejamos chegar na Estação Vergueiro Metrô por volta das 22h30.
VALORES
Valores por pessoa - Parte terrestre
FORMAS DE PAGAMENTO
- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 7 parcelas iguais
IMPORTANTE
- Em caso de haver voos sugeridos ou incluídos nos roteiros e o passageiro optar por voos diferentes, deverão consultar o valor do traslado adicional e/ou privativo;
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento;
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras;- Aceitamos pagamento com cartão de credito desde que seja do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.
CONDIÇÕES GERAIS
* Documentação para embarque: para sua tranquilidade providencie a documentação com antecedência. com firma reconhecida daquele que não está presente.* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes. LEIA O ROTEIRO e tire suas dúvidas com a equipe de atendimento
Cancelamentos e devoluções: De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.
O QUE LEVAR NA VIAGEM
- Mala pequena (de preferência com rodinhas);
- Mochila para os passeios;
- Tênis antiderrapante (solado não-liso – importante !);
- Outro calçado confortável para caminhar;
- Sapatilha para praia e cachoeira (papete, crocs, sandália);
- Roupa de banho;- Toalhinha para praia e cachoeira;
- Óculos de sol;
- Filtro solar;
- Máscara de mergulho ou óculos de natação ( se você tiver );
- Snorkel para mergulho ( se você tiver );
- Chapéu ou boné;
- Capa de Chuva;
- Sombrinha / Guarda chuva;
- Bastão para caminhada ( se você tiver! )