BANHO DE FLORESTA
CUNHA & PARATY DAS OLIVEIRAS MUSICADAS
07 dias / 06 noites – 26/10 a 01/11/2024
1º dia - 26/10 - SÃO PAULO - CUNHA - OS ARTESÃOS DE CUNHA - O LAVANDÁRIO
Encontro às 8h00 na Praça Guacunduva 107, em Mirandópolis, próximo à Estação Praça da Árvore do Metrô. Às 8h30 saída para Cunha em micro ônibus ou van.
Após o check in na Pousada, vamos almoçar e conhecer o centro da cidade de Cunha, sua Igreja Matriz, seu mercado e a praça principal e em seguida, vamos visitar alguns ateliês de cerâmica, um dos destaques artísticos e econômicos de Cunha, a Capital Nacional da Cerâmica de Alta Temperatura.
No final da tarde seguimos ao Lavandário. A mais extensa plantação de lavandas do vale e da Serra da Bocaina, onde as encontramos entremeadas de malva e outras plantas aromáticas.
O local oferece uma bem estruturada loja de produtos derivados das lavandas, como cosméticos, aromatizantes de ambiente, sorvetes e café.
O pôr do sol mais famoso de Cunha é aqui, com uma bela vista do alto das montanhas.
Depois retornamos à pousada, onde podemos encerrar o dia junto à piscina.
2º dia - 27/10 - CUNHA - BANHO DE FLORESTA NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO MAR - NUCLEO CUNHA - RIO PARAIBUNA - CACHOEIRAS - CAFÉ MOARA – BANHO DE FLORESTA
Após o café da manhã saímos em direção ao Parque Estadual da Serra do Mar. Lá faremos nosso Banho de Floresta, começando a margear o Rio Paraibuna e suas cachoeiras em meio a uma mata atlântica muito rica e preservada.
São 2 quilômetros de trilha praticamente plana, com algumas pequenas subidas e descidas muito bem preparadas, com degraus.
Local de respirar profundamente. Parar. Contemplar. Meditar.
Nossa caminhada deve durar cerca de uma hora, num ritmo tranquilo, o que nos permitirá aproveitar profundamente cada passo, cada preenchimento de pulmão.
Procuraremos conectar nossos 5 sentidos com a mata.
Se estiver calor seremos convidados pela natureza a nos banhar na linda cachoeira.
Piquenique à beira cachoeira.
No início da tarde retornamos a Cunha diretamente ao Café Moara, onde poderemos saborear um delicioso café, ou degustar alguma de suas outras criativas propostas. Muito mais que um café, o proprietário, Claudio, e sua esposa, vieram de São Paulo e Campinas para cá e transformaram o que era uma antiga pousada num grande espaço para receber. Um café ao lado da mata atlântica.
Onde o jardim convida todos a achar o seu cantinho e se deixar ficar. Onde a palavra chave é acolhimento.
Depois retornamos à nossa pousada.
3º dia – 28/10 - CANTO DAS CACHOEIRAS - CONTEMPLARIO - CERVEJARIA CAMINHO DO OURO
Pela manhã seguimos ao Canto das Cachoeiras. Um local privilegiado, extremamente cuidado, onde podemos nos sentar à beira das cachoeiras, desfrutar de massagens relaxantes na ducha da cascata, ler, relaxar, caminhar por suas pequenas trilhas.
Passamos algumas horas relaxantes neste aprazível local. Aqui também almoçamos.
No início da tarde seguimos ao Contemplário. O próprio nome do local já o define. E já propõe aquilo que iremos fazer. Contemplar a beleza única da paisagem, em meio às plantações de lavandas que se espraiam por suas colinas.
Aqui nos sentaremos para contemplar, inspirar profundamente, meditar, e entrar em contato profunda com a energia mágica e profunda da natureza. Um local ideal para comprarmos os produtos elaborados com o óleo essencial de lavanda, destilado ali mesmo.
Daqui seguimos pelas montanhas em nossa van/microônibus e já nos encontramos na Cervejaria Caminho do Ouro, estrategicamente situada em meio à paisagem de colinas de Cunha. Lugar ideal para degustar uma das suas cervejas artesanais, saborear alguma porção e assistir à baixa do sol.
Depois retornamos à pousada.
4º dia – 29/10 - PARATY - ILHA DO PELADO
Após o café da manhã, vamos deixar Cunha e seguir pela bela estrada-parque serra abaixo de Cunha a Paraty.
Chegando em Paraty, seguiremos rumo norte pela Rio Santos, em direção à praia de São Gonçalo. Aqui embarcamos em lanchas rápidas que em 10 minutos nos deixam na praia da Ilha do Pelado.
Lugar de relaxar, de escolher um canto, de curtir praia e um mar transparente e delicioso.
Lugar de aproveitar muito. Máscara e snorkel são muito bem vindos.
Aqui almoçamos em um de seus poucos restaurantes ... pé na areia
Nossa permanência nesta pequena ilha não tem prazo limitado. E dela retornamos ao continente, novamente com as lanchas rápidas.
Chegamos à nossa pousada para fazermos o check-in. Podemos aproveitar a piscina e relaxar.
Depois saímos para passear a pé pelas deliciosas ruas do centro histórico, com suas ruas cheias de lojinhas, bares e restaurantes com música ao vivo.
5º dia – 30/10 - PARATY - PASSEIO DE BARCO - O CASARIO COLONIAL
Após o café da manhã, vamos fazer um passeio náutico em um barco exclusivo para o grupo, pela baía de Paraty. Já podemos ir apreciando o lindo casario colonial à medida que nos afastamos do caís.
Desembarcamos numa de suas praias/ilhas. Aqui aproveitamos mar e praia, com um almoço à beira mar.
No início da tarde retornamos ao cais de Paraty. Seguimos a pé por suas ruas calçadas por pedras nos séculos do Brasil colônia, desta, que é umas das cidades coloniais Patrimônio Mundial pela UNESCO.
À noite, retornaremos ao centro histórico para jantar e passear.
6º dia – 31/10 - SACO DO MAMANGUÁ – BANHO DE FLORESTA
Após o café da manhã saímos em nosso micro ônibus / van em direção a Paraty Mirim.
Lá chegando, a bela baía da pacata Paraty Mirim nos aguarda.
Aqui, na praia, tomamos lanchas rápidas que nos levam num lindo passeio náutico pela baía de Paraty Mirim adentro até a entrada do Saco de Mamanguá, o único fiorde tropical do Brasil.
O fiorde é formado por uma entrada do mar em meio à terra, possui 8km de extensão e 3km de largura e é cercado de montanhas recobertas com mata atlântica, pontilhada por diversas praias.
Desembarcamos numa destas praias, em um vila de pescadores. Curtimos praia e um mar delicioso. Com sol, o convite para nadar é irrecusável. Água morna, deliciosa.
Aqui teremos também uma opção de caminhada-desafio, somente para as pessoas que desejarem e que sejam experientes e amantes das caminhadas: a subida à pedra do Pão de Açúcar, com seus 425m de desnível em 1,5 km, de percurso em subida constante por aproximadamente 1 hora e meia. No alto a visão de todo o fiorde do Mamanguá e da baía de Paraty é estonteante.
Depois o grupinho começa a descer. A descida leva mais uma hora.
O almoço fazemos todos juntos, tanto a turma que ficou curtindo praia e mar, quanto aqueles que subiram o Pão de Açúcar, em um restaurante caiçara simples à beira mar.
No meio da tarde retornamos de lancha a Paraty Mirim. E daqui voltamos a Paraty. À nossa pousada. Para mais relax. Para mais piscina.
Ao final do dia saímos para jantar num dos restaurantes da charmosa cidadezinha.
7º dia – 01/11 - PARATY - CUNHA - O OLIVAL - AS OLIVEIRAS TRATADAS COM MÚSICA CLÁSSICA - SÃO PAULO
Faremos o check out após o café da manhã e subiremos a serra em direção a Cunha para conhecer O Olival.
Naief nos recebe. Engenheiro agrônomo que trabalhou em muitos países da África, veio fincar suas raízes nas terras de Cunha. O experimentador pôs à prova seus estudos e criou uma plantação de oliveiras cultivadas com música clássica, que perpassam as oliveiras. Naief descobriu que, assim como o gado, as plantas também se fortalecem, e muito, quando tratadas com música clássica. Com isso, sua experiência mostrou que os agrotóxicos não eram mais necessários. Uma conversa inspiradora.
Almoço.
Depois tomamos o rumo de casa. Hora de se despedir de Cunha e da viagem e iniciamos nosso regresso a São Paulo, onde devemos chegar na Estação Vergueiro do Metrô por volta das 20hs.
HOSPEDAGEM:
26/10 a 29/10 – Cunha – Pousada Cheiro da Terra - Chalé
29/10 a 01/11 – Paraty – Pousada da Condessa – Apto Studio / Superior
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento.
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras .
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.
INCLUÍDO
- Transporte fretado em micro ônibus ou van;
- 03 noites de hospedagem em Cunha com café da manhã;
- 03 noites de hospedagem em Paraty com café da manhã;
- 01 almoço estilo piquenique (lanche de montanha);
- Guia especializado;
- Passeios de barco;
- Ingresso Lavandário;
- Ingresso Canto das Cachoeiras;- Ingresso O Olival;
- Kit Viagem;
- Seguro Viagem Nacional (consulte suplemento para maiores de 74 anos).
NÃO INCLUÍDO
- Bebidas;
- Almoços e jantares não incluídos;
- Despesas pessoais;
- Extras.
VALORES
Valores por pessoa - Parte Terrestre
FORMAS DE PAGAMENTO
- Pagamento à vista: 3% de desconto, exceto sobre taxas e impostos.
- No Cartão: Entrada de 20% + 7 parcelas iguais
IMPORTANTE
- Em caso de haver voos sugeridos ou incluídos nos roteiros e o passageiro optar por voos diferentes, deverão consultar o valor do traslado adicional e/ou privativo;
- Os horários de check-in variam entre as 12h e as 16h, e check out entre 11 e 14, dependendo das regras e regulamentos do estabelecimento;
- Early check-in e late check-out devem ser consultados, sujeitos à disponibilidade e cobrança de taxas extras;
- Aceitamos pagamento com cartão de credito desde que seja do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;
- Não estão inclusos custos para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo.
CONDIÇÕES GERAIS
* Documentação para embarque: para sua tranquilidade providencie a documentação com antecedência. com firma reconhecida daquele que não está presente.
* A ordem dos passeios não será obrigatoriamente a descrita.
* A programação pode sofrer alterações devido a fatores climáticos, de acesso, ou outros que a operadora julgue poderem interferir na segurança ou bem estar dos viajantes. LEIA O ROTEIRO e tire suas dúvidas com a equipe de atendimento.
Cancelamentos e devoluções
De acordo com as condições do contrato de prestação de serviço.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
Para embarque é obrigatório estar munido de um dos documentos abaixo:
Registro Geral (RG) Original; ou
Carteira de Habilitação (CNH) Original; ou
Passaporte Original.
Não possuindo nenhum destes documentos, também será permitido realizar o embarque utilizando Carteira de Trabalho ou Reservista.
No caso de menores de idade até 16 anos, é obrigatório:
Levar um dos documentos acima ou Certidão de Nascimento Original;
Embarcar acompanhado de um dos pais; ou parente maior de 18 anos (comprovado por documento); ou qualquer maior de idade munido de autorização preenchida pelo responsável e reconhecida em cartório.
Importante: Por se tratar de uma Lei Federal e estar fora do nosso controle, o viajante que não portar nenhum destes documentos estará impossibilitado de continuar na viagem.