top of page

Jalapão – Como é o passeio de 4 dias

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Todo ecoturista brasileiro quer conhecer o Jalapão. Um destino quase desconhecido no Tocantins, que oferece as mais belas paisagens e experiências com a natureza.

Percorri mais de 1110 km e conheci o Jalapão em 4 dias de passeio guiado e conto nesse post como é. Prepare-se para atualizar sua lista de viagens, porque o Jalapão vai para o topo!

Como é o passeio:

Durante 4 dias, em um roteiro circular, o passeio leva a gente para conhecer algumas das principais atrações do Jalapão e começa na hospedagem em Palmas, perto das 7h.

O passeio guiado é feito em carros 4×4, com grupos de no mínimo 4 e no máximo 6 pessoas (dependendo do carro).

Os carros param para que a gente possa visitar cada atrativo e ficamos um tempo em cada um. Dá vontade de passar uma eternidade, especialmente nos fervedouros!

As distâncias são bem longas, então a gente acaba passando bastante tempo dentro do carro, mas não o suficiente para ficar cansado e entediado.

As saídas para as atrações de cada dia acontecem perto das 8h e o retorno entre 18h e 20h.

Quais são as atrações visitadas:

O mais incrível do Jalapão é que as belezas são bem diferentes umas das outras. Você vê de tudo por lá! E quando você acha que já viu a atração mais bonita, chega outra e ganha o título.

O Jalapão tem atrações para muitos dias de passeios, mas em 4 dias a gente consegue conhecer as principais, como a Cachoeira da Velha, as Dunas e os fervedouros.



1º Dia: Às 7h30 saímos de Palmas, seguimos em direção a Ponte Alta que fica a 162km. 9:30 - Chegada em Ponte Alta, parada técnica (banheiro) 10h - Fomos para a Lagoa do Japonês, que fica 95 km, nesse lindo atrativo passamos um dia maravilhoso com mergulhos e também fizemos nosso almoço. Às 15h saímos em direção a Pedra Furada que fica a 90 km com seus lindos portais esculpidos pela erosão causada pelo tempo. Às 18h retornamos para Ponte Alta onde tivemos nosso jantar e pernoite. (Tem passeio opcional de Tirolesa na Lagoa do Japonês)


2º Dia: Às 7h tomamos café da manhã na pousada. Às 7h30 iniciamos nosso percurso Off Road, em 15km chegamos no Cânion Sussuapara, uma fenda de 25m de profundidade, as raízes penduradas nos paredões dividem espaços com samambaias nativas e as águas que brotam das paredes tornam a temperatura muito agradável. 9h - Retornaremos para a estrada e a próxima parada Prainha do Rio Novo, neste local passamos alguns bons momentos e almoçamos na Comunidade Quilombola do Rio Novo. Às 14h fomos para um dos mais belos atrativos, as Dunas do Jalapão. As dunas são formadas pela erosão na Serra do Espírito Santo e tem um Pôr do Sol belíssimo. No fim do dia percorremos 40km e chegamos a Mateiros, cidade coração do Jalapão, local onde fizemos nossa pernoite.


3º Dia: Tomamos café da manhã na pousada e seguimos nossa aventura! Fomos no 1º Fervedouro. Depois chegaremos no 2º Fervedouro. Almoçamos em um dos atrativos onde tem uma lojinha de artesanatos. Na sequência fomos conhecer a tão desejada Cachoeira da Formiga, com suas águas verde esmeralda e temperatura adequada para banho, ficamos em torno de 2 horas. 16h - Chegada no 3º Fervedouro. 17h - Vamos percorrer 60km e chegaremos em Mateiros, local onde faremos nosso jantar e pernoite.


4º dia: Às 7h30 fomos para o fervedouro Poço Encantado e seguiremos para o último fervedouro Bela Vista. Às 11h seguimos para o local onde almoçamos uma deliciosa comida caseira bem temperada e com o gostinho da região. Retornamos para a estrada e chegamos na Serra da Catedral, parada para contemplação e fotografia. Enfim voltamos à Palmas no fim da tarde.



Assista ao video sobre nossos 4 dias de aventura no Jalapão:


Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo com alguém que deseja conhecer o Jalapão e CLIQUE AQUI para receber informações sobre pacote completo para este lugar paradisíaco.

119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page