A Ilha do Marajó é um daqueles lugares que o tempo parece passar bem devagar e é perfeito para quem quer momentos de descanso.
A Ilha do Marajó, para quem não sabe, é a maior ilha fluviomarítima do mundo! É banhada pelos rios Amazonas e Tocantins e também pelo Oceano Atlântico. Além de também possuírem o maior rebanho de búfalos do Brasil.
Ela fica situada no norte do nosso país, mais especificamente no Pará e a região Marajó é composta por 16 municípios. Aqui eu falarei de Soure, que é o principal destino turístico da ilha.
Veja a seguir os principais pontos turísticos da Ilha do Marajó:
Praia do Pesqueiro
A Praia do Pesqueiro é uma das praias principais de Soure. Ela fica a 8km do centro, é bem extensa, a água é calma e é doce, porém como fica perto do oceano atlântico, é possível sentir um pouco do sal. A praia tem um ar que não sei explicar, com inúmeros coqueiros e barracas coloridas, me lembrou o Caribe. É tudo muito bonitinho. O por do sol da Praia do Pesqueiro é algo que você não pode perder!
Praia da Barra Velha
A Praia da Barra Velha é a pra com mais infraestrutura de Soure. Lá tem opções de restaurantes e serviço na praia. É o lugar para quem gosta de movimento e comer comida gostosa, tomando uma cervejinha. A praia não é muito grande e rodeada por manguezais com galhos retorcidos, o que dá muita beleza ao lugar. A água é bem calminha e gostosa. Fica a apenas 3km do centro de Soure. Se você gosta de lugares mais vazios, recomendo que vá de manhã, logo após o nascer do sol. A Praia da Barra Velha fica deserta nesse horário.
Praia do Céu
A Praia do Céu fica em uma vila de pescadores e é bem deserta, apesar de ter dois restaurantes na beira da praia. A praia é linda, mas passear pela Comunidade do Céu é encantador, casinhas super coloridas que parecem de boneca dão o charme para o lugar.
Você pode chegar por terra, porém terá de pagar uma taxa de 20 reais para entrar, pois tem que passar por dentro de uma fazenda e eles cobram. Ou você pode contratar um guia local através da Naturae Turismo para ir em um passeio de barco saindo do Pesqueiro ou de carro buscando nos hotéis de Soure.
Praia de Caju-Una
A praia de Caju-Una fica praticamente ao lado da Praia do Céu, ou seja, para chegar até lá é da mesma forma. Por isso recomendo que quando for conhecer uma, já aproveite para ir até a outra. A única coisa é que se você decidir ir de barco, vai ter que caminhar um pouco mais para chegar até Caju-Una, e, neste caso, recomendo que vá por dentro da comunidade. É uma caminhada muito gostosa. Vale a pena. A praia não tem nenhuma infra estrutura, é para apenas contemplar a beleza natural que, diga de passagem, é simplesmente maravilhosa. Na minha opinião, é a praia mais bonita de Soure. Além dos passeios de barco ou carro, você também pode alugar bicicleta com a Naturae Turismo.
Passeio do Igarapé do Poço Encantado
Esse passeio é imperdível. É tudo muito lindo do início ao fim. É um passeio de barco e é possível ver muitos guarás (aves vermelhas neon) e outras aves. No meio do caminho tem o Igarapé do Poço Encantado, um lugar que emana paz no meio da natureza, é muito lindo!
O dia termina na Praia do Céu com um almoço delicioso (não incluso). O passeio dura uma tarde e o horário depende da tábua da maré.
Passeio do Furo do Miguelão
Outro passeio incrível para vocês fazerem é o Furo do Miguelão. O Furo do Miguelão é um curso d’água que liga duas partes do Rio Paracauary e que foi construído por um português chamado Miguel para encurtar a navegação. É tudo muito lindo e podemos ver Soure de outro ângulo, pois para esse passeio tivemos que ir para o lado de Salvaterra.
Praia do Mata Fome
Há 10 minutos do centro de Soure, Mata Fome é um dos mais lindos igarapés da região com suas árvores de mangue vermelho que aproximam de 40 metros de altura e suas exuberantes raízes que formam uma linda escultura no manguezal. Com o motor desligado é possível meditar ao som da natureza e observar pássaros e outros animais que se encontram no local. Logo após uma visita na Praia do Garrote (não habitada), onde se dá início ao litoral de Soure. Opcional de degustação de Turu (iguaria da Ilha do Marajó) extraído diretamente do manguezal.
Fazenda São Jerônimo
A Fazenda São Jerônimo, de propriedade do Sr. Brito e Dona Jerônima, foi uma das primeiras fazendas da cidade a receber visitantes. Há o problema da falta de sinal de telefone e internet, então as vezes é comum ter dificuldade para agendar os passeios ou reagendar, caso necessário. Foi em 2001 que a Rede Globo descobriu o local para a gravação do really show No Limite, que então Dona Jerônima e Sr. Brito começaram a deixar a fazenda mais adequada para receber visitantes. O casal oferece atividades de vivência na fazenda que englobam: passeios de búfalo, mangues, igarapés e praia. Tudo dentro da propriedade que também é farta de pés de frutas da região, sendo que tem mais de 100 bacurizeiros e 10 mil coqueiros. Mais do que um passeio de experiência, a fazenda é um local de apreciação da natureza com destaque para itens da amazônia paraense. O passeio abrange o trajeto de búfalo, ida a praia, trilha no mangue e travessia de canoa dentro do igarapé.
Primeiro há um trajeto montado no búfalo por cerca de 20 minutos. Diferente de andar a cavalo, o búfalo é mais fácil por ser maior e garantir um melhor equilíbrio. Há acompanhamento, o tempo todo, por vaqueiros da fazenda e é super recomendado também para crianças. Depois de descer do búfalo, já é possível avistar a Praia do Goiabal, com água salobra em meio a raízes expostas. Foi nessa praia que foram gravadas as cenas do programa No Limite. Logo no final da praia já é a entrada para a trilha no manguezal. Toda uma infraestrutura que, ao avançar por dentro do mangue, é possível ver várias lendas da amazônia sendo contadas pelo caminho.
Ateliê Arte Mangue Marajó
Um lugar incrível onde você vai encontrar cerâmicas marajoaras lindas e esculturas em madeira. As peças são de enlouquecer! E para aqueles que gostam de colocar a mão na massa, eles oferecem oficinas de cerâmica. Você poderá ter o prazer de conhecer o ceramista e escultor marajoara Ronaldo Guedes, um dos artistas mais bem conceituados do Estado do Pará, trabalhando em uma arte lindíssima.
Onde se hospedar
Recomendo que você fique em Soure, pois é onde ficam um dos lugares mais lindos da Ilha do Marajó e você vai querer ir para lá mesmo ficando em outros lugares como Salvaterra, por exemplo.
Pousada O Canto do Francês. Não é uma pousada tão central, mas nada que um pouco de caminhada ou corridas curtas de táxi não resolvam. Além do conforto, a pousada conta com restaurante e apresentação de Carimbó todas as terças.
Hotel Marajó – Hotel com piscina em Soure. E também passeios a cavalo, trilhas a pé, bar e restaurante. Prometem turismo sustentável e de experiência.
Obs: Você pode fechar pacote com a Naturae Turismo incluindo aereo e hospedagem nestes hotéis podendo pagar em até 10x sem juros no cartão de crédito. Passeios e transfer são contratados separadamente.
Quando ir para a Ilha do Marajó
A época de chuva vai de novembro a março, então sugiro que vá fora desse período, entre abril e outubro.Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem para te prevenir de qualquer imprevisto no meio da viagem.
Quantos dias ficar
Recomendo ficar no mínimo 4 dias, somente em Soure tem muita coisa para fazer e conhecer. Agora se você quiser conhecer Salvaterra ou Joanes, recomendo ficar pelo menos uma semana.
Gostou do conteúdo? Compartilhe este artigo com alguém que deseja conhecer a Ilha do Marajó e CLIQUE AQUI para receber informações sobre pacote completo para visitar este lugar incrível.
Comments