top of page

O que levar para o Atacama e Uyuni


Um dos destinos mais procurados para viajar aqui na América do Sul é o Deserto de Atacama com todas suas paisagens incríveis. Bem pertinho do Atacama fica o Salar de Uyuni, um local que parece mágico, juntando o céu com a terra.


A maior dúvida entre os turistas que vão viajar pela primeira vez para estes destinos é: “O que levar para uma viagem para o Atacama e Uyuni?”


Este Blog é justamente para tentar esclarecer todas as suas dúvidas sobre o que levar na mala. Desde roupas e sapatos, até cremes e protetores para a pele. Por ser um lugar inóspito, com um clima bem seco, temos que levar alguns itens para ter cuidados com a pele, e roupas para a mudança de temperatura que ocorre durante o dia, acompanhe as dicas com a gente:


Para qualquer época:

Algumas roupas são importantes de ter na mala para a sua viagem para o Deserto de Atacama e Uyuni. Independente da época do ano elas serão muito úteis.


Jaqueta Corta-Vento

A Jaqueta ideal para qualquer estação do ano é a jaqueta corta-vento. Por sua versatilidade é possível usa-la nos dias mais quentes, no começo dos passeios, pela manhã, quando estiver um pouco mais frio e também nos dias de inverno é recomendado usar quando na maior parte do dia a temperatura está baixa.


Botas

Apesar de não ter caminhadas muito longas, é sempre importante levar uma bota com solado de borracha e que seja confortável ao caminhar. Indicamos botas feitas para trekking.


Camisetas Leves

Por ser um lugar que praticamente não fica nublado durante todo o ano, quando o sol está no pico, perto do meio-dia, sempre faz bastante calor. É importante sempre ter roupas mais leves para ficar mais fresquinho.


Óculos escuros


Óculos escuros é sempre importante para proteger nossos olhos dos efeitos nocivos do Sol. Por ser uma das regiões mais secas do mundo e quase não chover por lá, o Sol acaba ficando o dia todo na nossa cabeça, inclusive no inverno. No Uyuni por ser tudo muito claro, os raios solares refletem na imensidão branca, podendo causar problemas em nossos olhos, por isso é muito importante o uso de óculos nessa região.


Boné/Chapéu


Assim como os óculos de Sol, ter um boné ou chapéu consigo é muito importante para proteção contra o Sol. Ele ajuda a impedir que você pegue uma insolação durante os passeios, mesmo durante o inverno.


Protetor Solar/Protetor Labial/Hidratante

Protetor solar e protetor labial são itens indispensáveis em passeios ao ar livre, principalmente quando se vai tomar muito Sol, e no Atacama e Uyuni o Sol não costuma dar muita trégua. A proteção na pele contra o Sol é sempre muito importante independentemente de onde você esteja. Outro item que possa vir a ser útil é o hidratante de pele, tanto para o rosto como para o corpo. Por ser uma região seca, a sua pele pode sofrer um pouco se não usar o hidratante.


Soro Nasal

Por ter um clima muito seco na região, é comum algumas pessoas terem pequenos sangramentos no nariz, por isso é importante levar algum soro para mantê-lo hidratado.


Medicamentos contra o Mal de Altitude (Soroche)

Pelo Deserto de Atacama e o Salar de Uyuni ficarem muito acima do nível do mar, é comum algumas pessoas terem o mal de altitude (soroche). Os sintomas mais comuns são dor de cabeça e dor de barriga, portanto é importante levar remédios básicos que você esteja acostumado a usar para caso tenha esses sintomas.


Roupas de Banho

As roupas de banho são sempre indicadas para passeios em que você encontrará lagunas ou termas. Caso queira entrar em alguma delas é importante ter roupas de banho sempre com você.

Para o inverno:


Aqui separamos algumas roupas que são importantes para passar pelo inverno no Deserto de Atacama e Salar de Uyuni. Sem passar frio ou ficar com os dedos congelados. Confira:


Segunda pele (Calça e Camiseta)


A segunda pele é feita de elastano e fibras sintéticas, tecidos bem leves que não atrapalham no movimento. Mesmo sendo bem levinha ela mantém a temperatura do seu corpo. Perfeita para aqueles dias mais gelados.


Jaqueta Fleece


As jaquetas fleece são jaquetas super leves, que mantém a temperatura do seu corpo. Por ser feita com um tecido respirável, mesmo fazendo atividades físicas ela permite que seu suor evapore mais rápido. Por ter um tecido leve ela não ocupa muito espaço na mala, portanto, mais roupas cabem na mala.


Gorro, Cachecol e Luva

Outros itens essenciais são o gorro, luva e cachecol, os dois primeiros são perfeitos para manter nossas extremidades aquecidas. O cachecol é usado para proteger nosso pescoço do frio e vento que pode ocorrer na região, impedindo as queimaduras que possam ocorrer por conta do frio. Existe uma variedade enorme desses acessórios, então escolha sempre aquele se adapta melhor a sua necessidade.


Meias mais grossas

As meias são muito importantes para deixar nossos pés quentes e confortáveis durante os passeios no Atacama e Uyuni. Por ser uma das extremidades do nosso corpo, seus pés podem ficar gelados rapidamente, então é sempre importante escolher uma meia que mantenha nossos pés quentes.

Além de todos esses itens é muito importante sempre se manter hidratado, então sempre leve uma garrafa de água com você. Agora que você já pegou algumas dicas do que levar na mala para uma viagem ao Atacama e Uyuni. Que tal começar a planejar a sua próxima viagem?


Entre em contato e saiba mais sobre pacote completo para Atacama e Uyuni! WhatsApp: +55(11)97308-0561

20 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page