top of page

Roteiro de 3 dias pelo Salar de Uyuni, na Bolívia


O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo, com 10.582 quilômetros quadrados. Fica localizado no sudoeste da Bolívia e está a uma altitude de 3.656 metros acima do nível do mar – chegando a ultrapassar os 4 mil metros de altitude em alguns trechos! Se você está planejando uma viagem para lá, confira esse post com as melhores dicas para você!


Valor:

R$800 (Precisa completar grupos de até 6 pessoas, mas sempre tem grande fluxo de turistas em qualquer época do ano)


O que está incluso:

Café-da-manhã, almoço e janta nos 3 dias, 2 noites de hospedagem, transporte em 4×4 com guia e transfer desde a cidade de Uyuni.


Época da visita:

O Salar de Uyuni é daqueles destinos que você pode visitar em qualquer época do ano, sem grandes restrições. O que vai mudar de forma mais intensa é a temperatura, que pode chegar a níveis bem baixos no inverno.


Já a paisagem, que se transforma basicamente no período das chuvas, permanece muito semelhando no restante do ano. Eu não acho que você deva se preocupar com a paisagem em si, já que em qualquer época do ano o salar impressiona de uma maneira única.


Junho, Julho e Agosto são os três meses mais gelados no Salar de Uyuni. Alguns registros aprontam temperaturas mínimas chegando em torno de -15 graus. A temperatura média nesses meses fica entre 3 e 4 graus, ou seja, é frio intenso! Chover nessa época do ano é muitíssimo raro, então a paisagem que você vai encontrar por lá será do deserto seco.


Abril, maio, setembro, outubro e novembro são os meses de meia estação, quando as temperaturas não são tão extremas. As mínimas giram em torno de 0 e 4 graus e as máximas entre 18 e 20 graus. As chuvas também são pouco prováveis nesses meses, então o cenário que você vai encontrar é do salar seco.


Dezembro é o mês mais quente no Salar de Uyuni e o começo do período de chuvas – mas não a ponto criar o espelho d’água no salar. Janeiro e fevereiro são os meses mais prováveis para chuva – apesar que neste ano choveu bastante também em março. Se a sua ideia é programar uma visita para ver o salar espelhado, eu recomendo a viagem entre fevereiro e março.


O passeio de 3 dias é um dos mais procurados por turistas, pois permite visualizar diversos tipos de paisagem, e iniciar e finalizar o passeio em diferentes pontos, pode ser na cidade de Uyuni ou em São Pedro do Atacama no Chile (consultar valor e horário de transporte). A Naturae Turismo cuida de tudo e oferece tudo o que precisar no pacote, como hospedagem, comida, transfer e, em alguns casos, aluguel de saco de dormir.

O resultado do seu passeio pode variar em função do seu guia. O guia é quem irá fazer tudo por você nessa viagem, desde dirigir o carro até fazer a comida. Além de tirar as famosas fotos de perspectiva no deserto de sal.


Cemitério de trens

Localizado no deserto da planície andina, essa parada permite visitar trens que foram completamente abandonados após um grande ápice de produção de minérios retirados principalmente da região de Potosí que fica próxima à Uyuni. Aos poucos, os minérios ficavam escassos e os vagões foram sendo desativados, entre as décadas de 1920 e 1930, episódio agravado pela crise de 1929.

A ideia era intensificar os negócios e fazer o país prosperar, hoje funciona como um museu a céu aberto.


O imenso Deserto de Sal

Estima-se que essa imensidão contenha 10 bilhões de toneladas de sal, das quais menos de 25 mil toneladas são extraídas por ano. Ele contém entre 50 e 70% das reservas mundiais de lítio e foi formado como resultado de transformações entre diversos lagos pré históricos.

A construção abaixo, feita com nada menos do que sal, abrigava um hotel que hoje está desativado e funciona apenas como ponto de parada para almoço de turistas. É interessante entrar e ver como tudo pode ser construído com sal – me lembrou um pouco as estruturas de gelo que existem em determinados países, como bares e hotéis de gelo.


O que mais se pode ver no Salar de Uyuni

Durante a travessia do Salar de Uyuni passamos por lugares lindos: Laguna Verde e Laguna Blanca As duas lagoas salgadas ficam uma ao lado da outra, bem na fronteira com o Chile e aos pés do Vulcão Licancabur. Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa Dentro desta reserva estão algumas das atrações mais lindas do tour do Salar de Uyuni, como a Laguna Colorada e os Geiser Sol de Mañana.

Monumento ao Rally Dakar

Em uma das extremidades da praça Arce, tem uma pequena réplica do monumento ao Rally Dakar. Desde 2009 a cidade recebe uma das etapas da maior corrida off road do mundo. Neste local tem bandeiras de vários países onde os turistas adoram tirar fotos.


Quer saber mais detalhes sobre o roteiro de 3 dias e 2 noites no Salar de Uyuni? Entre em contato por WhatsApp ou Telegram

10 visualizações0 comentário
bottom of page