top of page

Saiba quais os itens essenciais para levar em trilhas para cachoeiras

Atualizado: 8 de mar. de 2023


Respirar o ar puro da natureza, caminhar ao ar livre, contemplar paisagens incríveis e se refrescar nas águas fresquinhas e limpas de uma cachoeira. É uma programação e tanto para quem curte momentos tranquilos e longe dos grandes centros.

A maioria das cachoeiras, principalmente as mais afastadas das cidades, acabam exigindo um trecho de trilha para o acesso, o que deixa o passeio ainda mais especial e único. No entanto, para quem quer começar a se aventurar em trilhas para dar aquele mergulho, é importante ficar atento e levar na mochila alguns itens fundamentais para evitar imprevistos. E, para quem já é experiente, não custa relembrar, não é mesmo?

Nós, da Nature Turismo, reunimos uma lista com itens essenciais para levar em trilhas para cachoeiras. Confira:


Alimentação e bebidas

Se você vai fazer uma trilha, leve em sua mochila alimentação e bebidas para passar o dia, se essa for a programação. Dê preferência a alimentos que não precisem ser cozinhados no caminho, como sanduíches, biscoitos, frutas, sementes e barras de cereais, por exemplo. Não esqueça da garrafa térmica com água. Caso não tenha, uma opção é levar a garrafa com água ou isotônico congelados. Assim, terá bebida geladinha o dia todo. Esqueça bebida alcoólica e refrigerantes. Lembre-se: trilhar é também cuidar da saúde, então não custa nada deixar esses itens de lado por um dia, não é mesmo?


Utilize calçados seguros

Você sabia que nem todos os calçados são recomendados para um passeio na cachoeira? Os chinelos de dedo, por exemplo, não proporcionam a aderência necessária e podem levar você a um tombo. Eles também não são antiaderentes e agarram lama. Opte sempre por calçados com solado próprio para água.


Máquina fotográfica ou celular com câmera

Não esqueça de levar máquina fotográfica ou um celular com uma boa câmera para registrar todos os momentos da sua aventura. Antes de sair de casa, certifique-se de que as baterias estão devidamente carregadas para não se sentir frustrado no meio do caminho.


Protetor solar e repelente

Seja no verão ou em outras estações, uma caminhada ao ar livre sempre exige proteção para a pele. Use fator máximo. Também tenha um bom repelente para mosquitos, pois eles serão seus companheiros de viagem, principalmente no inverno.


Toalha de banho

Por mais que um banho de cachoeira seja pra lá de refrescante, é importante secar o corpo para retornar para casa. Retornar com o corpo molhado pode fazer com que você pegue um resfriado. Para evitar isso, seque bem o seu corpo e, se precisar, leve e vista uma muda de roupa seca.


Kit de primeiros socorros

Um kit de primeiros socorros é sempre bom, principalmente em trilhas mais longas. Não dispense alguns curativos estilo band-aid na sua mochila de trilha.


Produtos de higiene pessoal

Se você vai mergulhar em uma cachoeira, lembre-se que as águas vão levar embora o efeito do seu desodorante, por exemplo. Então, não esqueça de levar seus produtos de higiene pessoal. Para quem tem cabelo longo, um creme para desembaraçar os fios também vale entrar na lista.


Saco de lixo

A dica mais importante da nossa lista: não esqueça do saco de lixo. Antes mesmo de se preocupar com o que levar em trilhas para uma cachoeira, é sair de casa ciente de que tudo que vai, deverá voltar com você. Jamais deixe lixo na natureza. Preserve, cuide do meio ambiente. Ter consciência ambiental é fundamental para preservação do meio ambiente, além de ser um gesto gentil para os próximos que frequentarão o local.


Gostou das nossas dicas para aproveitar o passeio na cachoeira?

Venha fazer trilhas e conhecer cachoeiras incríveis em vários lugares do Brasil e do Mundo com a Naturae Turismo. Acompanhe nosso site e redes sociais.




52 visualizações0 comentário
bottom of page