top of page

O que fazer em São Luís do Maranhão?

ree

Misture Nordeste com Amazônia, França com Portugal, bumba-meu-boi com reggae, guaraná com Jesus, e o resultado será uma cidade absolutamente singular.

Fundada por conquistadores franceses, São Luís foi logo reconquistada por portugueses, que deixaram seu legado nos casarões de fachadas de azulejo do centro. Desde 1997, o centro histórico de São Luís é classificado como patrimônio da humanidade pela Unesco.


São Luis é uma cidade de muitos contrastes. Afinal de contas, seus cartões-postais mesclam a riqueza cultural e artísticas de construções históricas com a modernidade dos arranha-céus de uma grande capital. Além disso, não podemos esquecer que essa é mais uma capital litorânea do Nordeste brasileiro. Ou seja, você pode usufruir das atrações turísticas e, em seguida, mergulhar para se refrescar e recuperar as energias à beira da praia.


O reggae caiu no gosto do maranhense, com músicas cantadas em “embromation” e dançadas de corpo colado, como no forró. Até o guaraná é original: cor-de-rosa e com forte gosto de canela, atende pelo nome de Jesus.


A proximidade da Amazônia fez com que a região fosse por muito tempo conhecida como “Meio Norte”. Algumas semelhanças você percebe à mesa. “Juçara” é como o maranhense chama o açaí. E a farinha é grossa como no Pará e no Amazonas.


Apesar não ser tão visível, o sincretismo afro-brasileiro é tão importante quanto o da Bahia. O candomblé aqui é chamado tambor-de-mina. E tem ligação com a manifestação folclórica maranhense mais conhecida fora do estado: o bumba-meu-boi.


E entre junho e setembro, siga viagem aos Lençóis Maranhenses, e você encontrará outra mistura única: dunas intermináveis, pontilhadas por lagoas cristalinas, vigiadas de perto por mangues tão vigorosos quanto os da Amazônia. A Naturae Turismo oferece transfer para Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, sendo os principais pontos de apoio para visitar o parque.


Ao longo dos próximos tópicos, você terá inúmeras dicas para montar o seu roteiro. Vale a pena conferir para ficar por dentro de o que fazer em São Luis do Maranhão.


1. O que fazer no Centro Histórico de São Luís do Maranhão?

Tombado pelo IPHAN desde 1974, o centro histórico de São Luís do Maranhão tem cerca de 4 mil construções da época colonial, com direito a paredes inteiras repletas de azulejos coloridos vindos de Portugal. Essa foi uma área revitalizada nos últimos anos e que recebe turistas diariamente em suas diversas atrações. Veja as principais:


1.1. Rua Portugal

A mais famosa e célebre rua do Centro Histórico é a que melhor sintetiza a arquitetura colonial maranhense em São Luís, com grandiosos casarões azulejados, museus, lojas e muita arte. Antigamente chamada de Rua do Trapiche, recebeu o nome Portugal em 1906 em homenagem a visita do navio de guerra À Pátria, da Real Marinha Portuguesa.


ree

1.2. Casa das Tulhas

Em toda e qualquer lista sobre o que fazer em São Luis do Maranhão, a Casa das Tulhas está presente. Esse é um mercado circular onde você encontra de tudo um pouco. Dentre os produtos regionais, o mais procurado é a tiquira, uma bebida destilada de mandioca que tem fama de ser afrodisíaca.


ree

1.3. Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões é uma imponente fortaleza que foi erguida a mando dos franceses em 161. Hoje em dia, ela é a sede do governo estadual do Maranhão e está aberta ao público para visitação, onde podem ser observados lustres e mobílias datadas do século 18.


ree

1.4. Teatro Arthur Azevedo

Mais uma construção histórica, levantada durante o ciclo do algodão, com estilo rococó neoclássico. Representa o poderio dos comerciantes portugueses em séculos anteriores. O Teatro Arthur Azevedo só está oferecendo visitas guiadas às quartas-feiras à tarde.


ree

1.5. Mirante da Cidade

Ao subir ao 10º andar do Edifício João Castelo Ribeiro Gonçalves (antigo Banco do Estado do Maranhão), localizado no coração do Centro Histórico na Rua do Egito, n. 283, você será recebido por uma vista panorâmica que é simplesmente inigualável. Mas o Mirante da Cidade é mais do que apenas uma experiência de contemplação visual. O Mirante da Cidade, além de uma plataforma 360° para registros fotográficos, possui  acessibilidade, com dois elevadores.

A visitação a esse cartão postal de São Luís é adequada para todas as idades e é gratuita. Funciona de quinta a domingo, com horário de atendimento diferenciado durante os feriados.


ree

1.6. Catedral Metropolitana de São Luís

A Catedral de Nossa Senhora da Vitória, mais conhecida como Catedral Metropolitana ou ainda Igreja da Sé, é a sede da arquidiocese de São Luís e a igreja mais importante da cidade. Fundada em 1677, a igreja foi demolida séculos depois e reconstruída. Sua bela fachada com torres foi concluída no início do século XX.


ree

1.7. Museu do Reggae

Primeiro museu do reggae aberto fora da Jamaica e o segundo no mundo com essa temática, o museu foi aberto em janeiro de 2018 com o intuito de preservar as tradições deste ritmo musical no Maranhão – não é à toa que São Luís é considerada a Jamaica brasileira. O ambiente abriga cinco salas de exposições: uma dedicada aos nomes do reggae maranhense e outras quatro homenageiam os grandes clubes de reggae da cidade.


ree

1.8. Rua do Giz

A Rua do Giz, também conhecida como 28 de Julho, é um espaço que já foi cenário de novelas, abrigou um importante corredor econômico e, em contrapartida, foi berço da vida boêmia de São Luís do Maranhão. Entre as vielas da região histórica da cidade, a Rua do Giz se destaca pelo seu conjunto arquitetônico e pela sua importância social no cotidiano da cidade.


ree

1.9. Lagoa de Jansen

Por fim, bem próximo ao centro histórico está o Parque Estadual da Lagoa de Jansen. Essa é uma área com lindas paisagens e que renderá ótimas fotografias. O local é bom para andar de bicicleta e fazer caminhada. A noite funcionam alguns bares e restaurantes com cadeiras no gramado e música ao vivo.


ree

2. Quais as melhores praias de São Luis do Maranhão?

As praias de São Luis são atrativos naturais incríveis. Embora não estejam entre as mais claras do nordeste, elas podem ser o ambiente ideal para desopilar e recarregar as energias. Veja as principais:


2.1. Praia de São Marcos

São Marcos é uma praia de pescadores que fica a apenas 5 quilômetros do centro da cidade. Essa é uma região muito procurada por praticantes de kitesurf e surfistas. Mesmo que você não seja adepto desses esportes, pode sentar-se próximo aos quiosques do calçadão e curtir o visual ou então cair na água.


ree

2.2. Praia Ponta D‘Areia

Essa é a praia mais popular da cidade e a favorita dos moradores locais. Ali você pode aproveitar a faixa de areia principalmente quando a maré está baixa. Essa é uma boa pedida para o pôr do sol.


ree

2.3. Praia Araçagi

A praia mais limpa da região é Araçagi. Ela fica, na verdade, em São José de Ribamar, município da região metropolitana de São Luis. Quando a maré está baixa, você pode aproveitar as piscinas naturais que são um espetáculo à parte.


ree

2.4. Praia Calhau

Para os que buscam o que fazer em São Luis do Maranhão com foco nas praias, a Calhau é a mais recomendada. Essa é uma praia com águas tranquilas, quiosques e restaurantes, oferecendo boa infraestrutura para os banhistas.


ree

2.5. Praia do Mangue Seco

Grande extensão de areia, banho de mar, de rio e trilha pelo mangue. A Praia do Mangue Seco está no limiar entre praia deserta e praia urbana. Possui estrutura com bares, mas por não ser muito frequentada durante a semana passa a sensação de calmaria em praia deserta. A maré cheia proporciona um banho ótimo, com ondas não muito fortes e constantes. Quando a maré desce formam-se poças alimentadas pelas águas do mar e do rio, formando verdadeiras piscinas naturais.


ree

3. Quais as melhores atrações e passeios em São Luis do Maranhão?

Que tal conhecer alguns passeios e atrações que ficam nas proximidades da capital maranhense? Aquele bate e volta ou passeios maiores pela região são sempre interessantes para que a sua experiência seja ainda mais completa. Confira!


3.1. City Tour Histórico em São Luís

O Passeio é iniciado do hotel ou pousada e realizado em um veículo compartilhado, acompanhado com guia EMBRATUR. Visitaremos os seguintes locais: Cidade nova; Praias, penísula da ponta da areia, Lagoa da Jansen, Centro novo e shopping (panorâmico) em seguida centro histórico: ruas, becos, igrejas, teatro, centro comercial, feira da praia grande e finalizando com uma parada para compra de artesanato e lembranças.


ree

3.2. Passeio à Alcântara

Em sua viagem a São Luís vale a pena incluir no roteiro um passeio a Alcântara, uma das cidades históricas mais importantes do Maranhão, repleta de ruínas e casarões que marcaram a época da colonização do Brasil. Alcântara é uma cidade histórica da região metropolitana de São Luís, que fica do outro lado da Baía de São Marcos. A localidade é muito bem preservada, com ruas de pedras e ruínas. Além disso, Alcântara é conhecida por abrigar a base de lançamento de foguetes do Programa Espacial Brasileiro e também pela festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do estado, que acontece sempre em meados de maio e junho. Alcântara fica a cerca de 30 km de São Luís, a forma mais fácil de chegar é pelo mar, a travessia dura pouco mais de 1h através dos barcos e catamarãs que partem do Cais da Praia Grande, no centro histórico. Não deixe de provar o tradicional Doce de Espécie em sua visita à Alcântara.


ree

3.3. Passeio às Fronhas Maranhenses

Localizadas em proximidade com a vibrante cidade de São Luís, a capital do Maranhão, as Fronhas Maranhenses destacam-se como um destino que é tipo uma “prévia” do que te espera nos Lençóis Maranhenses. As Fronhas Maranhenses são uma área de dunas, rios e mangue na cidade de Raposa, vizinha da capital São Luís. Esse conjunto todo fica pertinho da Praia da Raposa, o que contribui para que o cenário seja ainda mais bonito. O passeio é feito de barco.


ree

4. Gastronomia de São Luís do Maranhão

São Luís do Maranhão é um paraíso para os amantes da gastronomia. A culinária local é uma mistura de influências indígenas, africanas e portuguesas, o que torna os pratos típicos da região deliciosamente únicos. Uma das principais sugestões de o que fazer em São Luís do Maranhão é experimentar as delícias da cozinha maranhense. O arroz de cuxá, prato típico que mistura arroz, vinagreira e camarões, é uma verdadeira iguaria local e não pode faltar no seu cardápio.

Outro prato indispensável é o peixe cozido na folha de bananeira, uma receita tradicional maranhense, que mistura sabor e história. Não se esqueça de visitar o Mercado Central de São Luís, onde você encontrará uma variedade de produtos locais e pratos deliciosos, além de poder interagir com os vendedores que fazem parte da tradição culinária da cidade. Para quem gosta de doces, os famosos "doces de leite de cabra" são irresistíveis e também fazem parte da rica gastronomia local.


5. Onde ficar em São Luís do Maranhão

Em São Luís do Maranhão, dependendo do seu interesse, pode ficar no Centro Histórico para imersão cultural e histórica, em bairros como a Ponta do Farol para mais agito e praias, ou no Calhau para um ambiente tranquilo e boas instalações hoteleiras. Para uma experiência mais luxuosa e urbana, considere o bairro do Renascença, com o maior IDH da cidade. 


E aí, gostou das nossas dicas do que fazer em São Luís? Tem alguma sugestão ou dúvida? Deixe nos comentários! Entre em contato e faça uma cotação de pacotes e roteiros personalizados +55(81)97308-0515 

Comentários


©2020 por Naturae Turismo

bottom of page